Pular para o conteúdo principal

Uma simples ideia, basta adquirir e executar

Esta semana, estávamos em uma reunião com o cliente, discutindo alguns pontos sobre uma demanda.

A demanda, de certa forma, não foi novidade para mim, pois já havia atuado em situações similares com outros clientes.

Contextualizando, a demanda estava relacionada ao RFID, o qual o ERP integraria ao processo.

O fato é que, durante a discussão, ficou evidente que o setor de TI foi o último a ser informado da situação, e já estávamos nos estágios finais de fechar o contrato.

Não pretendo levantar questões do processo aqui, mas fica claro que as pessoas não enxergam ou não envolvem os responsáveis no processo. Não sei se isso é uma estratégia do tipo "está aqui, faça acontecer" ou realmente uma falta de comprometimento com a empresa, ao deixar de envolver os responsáveis pela TI e pelo processo da empresa em um projeto dessa magnitude.

Um ponto que entendi e que ficou claro para mim foi que as pessoas não se preocuparam com a integração entre os sistemas, não compreenderam como isso seria feito e, muito menos, como um processo seria revertido.

A expectativa de custo do projeto era de R$ X com a integração (que surgiu posteriormente); esse valor poderia dobrar. Como alguém pode executar algo sem pensar em todo o fluxo?

Vale ressaltar que há uma grande necessidade de maturidade nas empresas em relação aos processos.

Entretanto, todavia, rs... Penso também que algumas pessoas desejam iniciar algo e, consequentemente, gerar discussões, pelo menos. Será?

Não somos detentores da verdade. Entendo que precisamos otimizar o tempo das pessoas e ser mais assertivos em nossas ações, mas também não podemos ficar parados no tempo em relação à evolução e melhoria.

Acho que tudo isso é contraditório: a ideia de fazer acontecer da maneira que for necessária ou tentar ser o mais preciso possível? "O bom é inimigo do perfeito."

Postagens mais visitadas deste blog

REST Protheus Converter charset CP1252 para UTF8 com Header Accept UTF-8

O Protheus possui um tag que pode ser utilizada para conversão para UTF8 de forma transparente, basta enviar no header da requisição a TAG ACCEPT com charset=UTF-8, também pode-se adicionar o appllication/json. Accept : application/json; charset=UTF-8 ou Accept : charset=UTF-8 Isso ajuda pois não precisa mais utilizar as funções DecodeUTF8 e EncodeUT8 pois o próprio rest já vai fazer isso.

Recursividade Minha Linda! Estrutura Produtos Protheus SG1

Fato! Depois que você conhece recursividade em sua vida tudo fica mais leve (rss... ) a recursividade pode ser infinita (pode não ta!) se for infinita vai dar problema, não pode. Mas a recursividade nos ajuda a deixar nosso sistema mais flexível e dinâmico para montar uma série de regras de negócio. Hoje vou falar exatamente da SG1, tabela TOTVS Microsiga Protheus que é utilizada para montar a estrutura de um produto dentro PCP (Planejamento e Controle de Produção). Isso séria algo que a recursividade iria ajudar. Na SG1 temos o campos G1_COD (Pai) e G1_COMP (Filho). G1_COD->G1_COMP->G1_COD->G1_COMP->G1_COD->G1_COMP Seria assim o fluxo da informação. Sem mais delongas, abaixo vou deixar o script para MSSQL para apresentar esses dados. Inté! WITH ESTRUT( CODIGO, COD_PAI, COD_COMP, QTD, PERDA, DT_INI, DT_FIM ,TRT ,RECNO, NIVEL ) AS ( SELECT G1_COD PAI, G1_COD, G1_COMP, G1_QUANT, G1_PERDA, G1_INI, G1_FIM,G1_TRT,SG1.R_E_C_N_O_, 1 AS NIVEL FR

Cadastro de funções ADVPL

FWDirRemove( cDir, nType, lComplete, lKillFiles ) Função para remover diretórios, com a vantagem de remover somente o ultimo nível ou todo o caminho. cDir                   Diretório a ser removido lComplete          Remove todo o caminho (.T.) ou apenas o ultimo nível (.F.) lKillFiles             Remove os arquivos antes de tentar remover o diretório FWMakeDir( cDir, lShowMsg ) Função para criar diretório com seus subdiretórios, com a vantagem de criar todo o caminho. cDir                    Diretório a ser criado lShowMsg          Exibe ou não mensagem caso não consiga criar o diretório FwNoAccent( cString ) Retira acentos de uma string cString                 String a ser retirado os acentos Exemplo: cString := 'O avião não pôde aterrissar de manhã' cString := FwNoAccent( cString ) // Retorna : 'O aviao nao pode aterrissar de manha' FWGetSX5( cTable, cKey ) Função de retorno dos campos de uma tabela no SX5 cTable                  Tabela para pesquisa no SX5. Par